segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados ou Dia de S. Valentim



Sabes quem foi S. Valentim ou porque se celebra esse dia?

Não?!

Então, aqui vão três pistas: amor, S.Valentim, casamentos...ainda não?

As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possíveis, umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.


Bem, recomendamos-te que consultes o sítio http://www.pt.wikipedia.org/ ou o sítio http://www.diadesvalentim.com/ . Assim, irás ficar informado relativamente à origem da celebração deste dia.


História do Dia de S.Valentim

Os costumes deste feriado religioso ficaram interligados com ocasiões mais conhecidas como o "O festival Romano de Lupercalia". Este festival era dedicado ao Deus Pastoral Lupercus e à Deusa do Amor Juno, também conhecida como a Deusa das Mulheres e do Casamento.

O feriado de 14 de Fevereiro era um feriado dedicado a Juno, no dia seguinte, 15 de Fevereiro, começava o "Festival de Lupercalia", que era dedicado a muitos Deuses e Deusas.
Os rapazes e raparigas viviam completamente separados mas, no dia 14
eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas e cada rapaz retirava um nome. A rapariga que lhe calhasse seria a sua «namorada» durante o festival .

Às vezes os pares ficavam juntos durante o ano todo, apaixonando-se algumas vezes e casando.

Com os tempos, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em cada vez mais países do mundo como um pretexto para os casais de namorados trocarem presentes… entre os quais livros.

Na biblioteca

Seleccionámos e organizámos para ti, no passado dia 1 de Fevereiro, uma exposição intitulada "Histórias de amor", com livros que a partir de hoje de Fevereiro poderás requisitar para levar para casa, sem gastar dinheiro para ler.

Histórias de Amor como:

"A Bela e o Monstro", da Madame Beaumont, em Pop Up, para os mais pequenos;

"O soldadinho de chumbo" ou "Ib e Cristina", do já aqui falado no Clube Andersen;

"A gata borralheira" ou "A princesa pele de burro", do Perrault;

"A bela adormecida", dos irmãos Grimm;

"Três Histórias de Amor", de Álvaro Magalhães;

"O meu primeiro beijo" ou "O namoro", de Adam Bagdasariam;

"Amor e a loucura", de La fontaine;

Cantos seleccionados dos Lusíadas de Camões, entre outros para os mais velhos...os graúdos...

mas quem não quiser ir à Biblioteca real, é só abrir um dos livros da nossa Biblioteca virtual...e amorosas leitura! ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário