terça-feira, 13 de outubro de 2009

Alfabeto...o príncipio de tudo!

A escrita, tal como a conheces tem antecedentes históricos. Ela evoluiu desde há 3,6 milhões de anos, período que identificamos como pré-história.

"Este passado pré-histórico remete-nos para o princípio do símbolo, ou aquilo a que habitualmente chamamos de imagem simples, cujas manifestações mais significativas podem ser encontradas nas pinturas rupestres."
Desde então, foi lenta e gradual a evolução da escrita.
"Ao que a história nos informa, o mais antigo sistema de escrita terá nascido por volta do ano de 3100 a.C. no Sul da Mesopotâmia (...)"
A escrita cuneiforme da Mesopotâmia
" Um pouco mais tarde, cerca de 3000 anos antes da nossa era (...) os Egípcios desenvolveram uma forma de pictografia assente em pictogramas (várias imagens figurativas que representam coisas), fonogramas (símbolos que representam sons) e outros signos determinantes em escrita ideográfica, sem vogais. Meticulosamente gravados, os hieróglifos associavam, então, símbolos fonéticos às imagens de objectos reais.
Este sistema de escrita recebeu a designação de «hieroglífica»" (...)
"A escrita hieroglífica (imagem à esquerda) era utilizada nos documentos da vida pública e nas inscrições mais importantes. Para o dia-a-dia, os Egípcios desenvolveram, por volta de 2400, a escrita hierática, uma forma simplificada de hieróglifos. " (...)

"A escrita hierática era a utilizada pelos sacerdotes nos textos sagrados. Mas a dada altura, também a hierática deixou de responder à procura e exigências do quotidiano. Foi então que este povo idealizou a escrita demótica (designada, então, a «escrita do povo»), por volta de 500 anos antes da nossa era, sendo que esta constituía uma redução da hierática que, por si só, já era uma redução da hieroglífica."
"O terceiro grande sistema é originário da China (...) Os Chineses desenvolveram um complexo sistema de escrita a partir da combinação de pictogramas, ideogramas e sinais." (...)





O alfabeto: uma nova forma de escrita


"Quando falamos da passagem da escrita ideográfica para a escrita alfabética, em que cada letra representa um som numa linguagem de letras que se combinam para formar palavras, não devemos falar de uma descoberta, mas antes de um lento processo evolutivo." (...)

Foi este processo que deu origem a "uma complexa família de alfabetos, de entre os quais se destacam o alfabeto etrusco, o cirílico (Russo), a escrita hebraica e a aramaica.



A lenta e longa evolução destes vários sistemas de escrita continuou...continua... continuará...

"Em relação ao alfabeto latino, os historiadores avançam com a hipótese de que por volta do século I a. C. o mesmo já fosse constituído por vinte e três letras." (...)


Por agora está assim e é com ele que nos é possível comunicar por escrito, lendo e escrevendo.



Se estiveres interessado em saber mais pormenores, sobre a História da evolução da escrita, clica em:

http://www.revista-temas.com/contacto/NewFiles/Contacto12.html


Boas leituras!

1 comentário:

  1. Como escrituras tão antigas foram tão bem conservadas ao longo do tempo?

    ResponderEliminar