domingo, 25 de outubro de 2009

Um conto por dia...é motivo de alegria!

...para miúdos...

O conto é uma narrativa curta/de menor extensão que se distingue/diferencia do romance e da novela, não só pelo seu tamanho mas também por possuir características estruturais próprias.

Para leres um bom conto vai a uma Biblioteca e requisita, por exemplo: Os mais belos contos de Grimm, Perrault, Andersen...Os mais belos contos de animais, da Rússia ou das Mil e uma Noites... estão todos lá à tua espera!
Em alternativa clica no sítio /site História do Dia e diverte-te!

...para graúdos...
Ele possui os mesmos componentes do romance mas é uma narrativa linear, que não se aprofunda no estudo da psicologia das personagens nem nas motivações de suas acções, evitando análises, complicações do enredo e tendo um tempo e um espaço são muito bem delimitados.
Há muitos tipos de contos... os literários...os infantis, que só no início do século XIX passaram a ser considerados uma forma literária, no momento em que os irmãos Grimm deram a uma colectânea de narrativas o título de Kinder und Hausmärchen (Histórias das Crianças e do Lar), os populares, as fábulas...

Lê um bom conto clica em Biblioteca online do Conto e delicia-te!

2 comentários:

  1. Nós, a professora Paula Farinha, o Marcos e o Henrique, aceitámos a sugestão e decidimos ler alguns dos contos da obra "Os mais belos contos de Grimm".Esta obra é composta por vários contos bem conhecidos, como por exemplo: "O Capuchinho Vermelho", "O lobo e os sete cabritinhos","Hansel e Gretel", "Branca de Neve" e "Os sete anões", entre outros... e outros menos conhecidos que nós resolvemos ler, como o conto de "Jorinda e Joringuel", "Irmão e irmã" e os "Os músicos de Brémen".

    ResponderEliminar
  2. Dos contos incluídos na obra «Os Mais Belos Contos de Grimm» o meu favorito foi «Jorinda e Joringuel » porque o mesmo tem uma historia emocionante.
    Se nós lermos o princípio não conseguiremos parar de ler, pois este conto é muito divertido porque no final tudo acaba em bem, com a libertação das meninas.

    Marcos 6ºD nº17

    ResponderEliminar