segunda-feira, 1 de março de 2010

Semana da Leitura - 1 a 5 de Março


Hoje é o primeiro dia do resto...da Semana da Leitura!
Mas o que é a Semana da Leitura?

Para aqueles menos esclarecidos e que não se preocupam ou não têm grande tempo para andar à descoberta eu passo citar:

A Semana da Leitura é uma actividade que pretende celebrar o prazer de ler. Decorre preferencialmente na primeira semana de Março, mas, conforme se tem vindo a verificar, este período poderá ser reajustado às especificidades da programação anual de actividades de todos os que nela participam. A Semana da Leitura tem contado com a participação, o empenho, a diversidade e a capacidade de inovar dos muitos que têm aderido a este desafio e que se empenham em tornar a leitura um bem plenamente usufruído por crianças e jovens. A Semana da Leitura 2010 será um espaço de união e um tempo de partilha que contará com todos a ler.



Assim, nós os do "Clube de Leitura", começámos a Semana em grande!

Primeiro, porque começámos a Semana a Ler, para os outros - várias turmas, do quinto ao nono, que se encontravam a ter aulas, a quem visitámos de surpresa entre as 14:30 e as 16 horas.



Lemos dois dos quatros contos incluídos na obra "Tudo ao contrário!" de Luísa Ducla Soares, a saber: "História da menina branca e do menino preto" e a "História da menina limpa e do menino sujo" e com estas histórias procurámos transmitir uma mensagem de tolerância e aceitação pela diferença.

A vocês também recomendamos a requisição ou aquisição e leitura da obra, mais recomendada para miúdos mas que a graúdos também poderá ensinar, o que em pequenos não aprenderam.

Mas se ainda assim alguém não quis aprender e quiser continuar a ser do contra... então, para esses, dedicamos um poema da mesma autora que tem o mesmo título da obra:

Tudo ao contrário

O menino do contra
queria tudo ao contrário:

deitava os fatos na cama
e dormia no armário.

Das cascas dos ovos
fazia uma omelete;
para tomar banho
usava a retrete.
Andava, corria
de pernas para o ar;
se estava contente,

punha-se a chorar.
Molhava-se ao sol,
secava na chuva
e em cada pé
usava uma luva
.
Escrevia no lápis
com um papel;
achava salgado
o sabor do mel.
No dia dos anos
teve dois presentes:
um pente com velas

e um bolo com dentes.


Finalmente, começámos a Semana da Leitura na perfeição porque vimos o "Clube de Leitura" a ser aumentado com vários membros reais: o André Rosado, a Daniela, o Horea e o Wilson, todos eles da turma C do sexto ano.
Bem-vindos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário