sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dia Internacional do Livro Infantil

Instituído em 1967, o Dia Internacional do Livro Infantil, que visa promover o gosto pela leitura junto dos mais novos.

Celebra-se no dia 2 de Abril numa homenagem a Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês mundialmente conhecido pelos seus livros para crianças, cujo aniversário se celebra neste dia e sobre quem podem saber mais na postagem "Biografias". Mas para leres alguns dos seus contos clica em:

http://guida.querido.net/andersen/index.html

O IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo.

Este ano coube à escritora espanhola Eliacer Cansino (Sevilha, 1954) a redacção da mensagem da qual aqui se encontra um excerto.

Era um pequeno livro de capa vermelha e marca-de-água dourada. Abri-o expectante como quem encontra um cofre e ansioso por conhecer o seu conteúdo. E não era para menos. Mal comecei a ler, compreendi que a aventura estava servida: a valentia do protagonista, as personagens bondosas, as malvadas, as ilustrações com frases em pé-de-página que observava uma e outra vez, o perigo, as surpresas…, tudo isso me transportou a um mundo apaixonante e desconhecido.

Desse modo descobri que para lá da minha casa havia um rio, e que atrás do rio havia um mar e que no mar, à espera de partir, havia um barco. O primeiro em que embarquei chamava-se Hispaniola, mas teria sido igual se se chamasse Nautilus, Rocinante, a embarcação de Sindbad ou a jangada de Huckleberry. Todos eles, por mais tempo que passe, estarão sempre à espera de que os olhos de um menino desamarrem as suas velas e os façam zarpar.

É por isso que… não esperes mais, estende a tua mão, pega num livro, abre-o, lê: descobrirás, como na cantiga da minha infância, que não há barco, por pequeno que seja, que em pouco tempo não aprenda a navegar.



Sem comentários:

Enviar um comentário